segunda-feira, 29 de agosto de 2011


















APONTAMENTO SOBRE POESIA MODERNA











a poesia avança há muito tempo, embora devagar;

tu não és tão velho como Eu sou

e Eu consigo lembrar-me de ler

revistas onde no fim do poema

dizia:

Paris, 1928.

isso parecia fazer alguma

diferença, e assim, aqueles que podiam

(e alguns que não podiam)

foram para

PARIS

e escreveram.




Eu também sou suficientemente velho para lembrar

quando os poemas faziam referências aos deuses Gregos e

Romanos.

se tu não conhecesses os teus deuses não eras um

bom escritor.

e, se não conseguisses escrever um verso em

Espanhol, Francês ou

Italiano,

tu não eras definitivamente um bom

escritor.




há 5 ou 6 décadas atrás,

talvez 7,

alguns poetas começaram a usar

eu em vez de Eu

ou

& em vez de e.




muitos ainda usam eu

e muitos continuam a usar

&

pensando que é poeticamente efectivo e

actualizado.




e, a mais velha ideia ainda em voga é

que se não consegues entender um poema é

quase certo que é

um bom poema.




a poesia ainda avança devagar, penso eu,

e quando todos os mecânicos de automóveis

começarem a trazer livros de poesia para ler

durante o almoço

só aí saberemos de certeza que estamos a avançar

na direcção

certa.




&

disso

eu

tenho a certeza.










Por Charles Bukowski

Sem comentários:

Enviar um comentário

fale à vontade